Controlar o processo de vendas de uma empresa é muito importante, principalmente porque podemos identificar os pontos fortes e débeis da equipe comercial, focando sempre na captação e fidelização de clientes. É por isso que iremos falar sobre o funil de vendas neste artigo.
Poucos empreendedores, principalmente os novos, percebem a importância de realizar um funil de vendas para a sua empresa. Mas em contrapartida, as grandes corporações têm a ideia do funil mais que incorporadas nos processos internos, já que é um dos métodos mais baratos para descobrir como deixar de perder clientes.
O consumidor adquiriu uma maior consciência de compra nos dias atuais, e aprendeu a ser mais racional antes de comprar alguma coisa. É por isso que ao analisar todo o processo de venda de uma empresa é possível identificar os pontos chaves na hora da captação.
Quer saber mais sobre o funil de vendas e como montar um para a sua empresa? Leia agora!
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Entendendo o funil de vendas
O funil de vendas serve, antes de tudo, para que a equipe de vendas e o empresário tenham consciência de todos os passos que são dados até conquistar o cliente. A partir dessa análise, é possível melhorar aspectos que geram gastos extras, otimizar o tempo de futuras vendas, fazer um acervo de perguntas mais frequentes, identificar o público alvo, etc. Os benefícios são inúmeros.
Não existe uma estrutura fixa e nem pré-determinada para todos os processos de venda, até porque nenhuma empresa é igual a outra e, dependendo do produto ou serviço, a ordem e o modo da equipe de vendas pode variar.
Para a nossa sorte, desenvolveram um mapa de etapas que, eventualmente, a grande maioria dos clientes passam até concretar a compra. As etapas podem variar entre 4 a 7, mas em geral, quase todos os processos passam pelas 4 principais:
- 1ª Etapa: Descobrindo o problema – o consumidor descobre que existe um determinado problema no mundo e que pode ser resolvido com esse produto ou serviço.
- 2ª Etapa: Reconhecimento da necessidade – nesta etapa, o consumidor reconhece que esse problema está na sua vida e começa a procurar mais informação sobre.
- 3ª Etapa: Considerando a solução – o consumidor começa a levar em consideração o produto/serviço como solução para o problema, a empresa deve fazer ele perceber que existe uma urgência em resolvê-lo.
- 4ª Etapa: Decidindo a solução – é aqui que o consumidor toma a decisão de se solucionar agora ou não o problema e qual empresa irá atender melhor às suas necessidades/prioridades.
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As estruturas do funil de vendas e a estratégia adequada
Assim como um funil, esse processo funciona como um filtro, que faz com que a quantidade de pessoas que possam se tornar um cliente diminuam a medida que as etapas passam no processo de compra. É por isso que a empresa deve focar em diferentes estratégias de comunicação e persuasão para cada momento do funil de vendas.
O processo inicial do funil de vendas é aquele maior e um dos principais para captar os seu verdadeiro público alvo. A empresa precisa mostrar que existe o problema e despertar no futuro cliente uma curiosidade e interesse por vários assuntos que estão conectados com o tema principal.
A melhor estratégia é utilizar as plataformas mais acessíveis para chegar até eles, para que o conteúdo seja lido sem complicações. As redes sociais e publicações de conteúdo em blogs são ideais, sempre tentando fazer com que o consumidor volte e seja um lead frequente.
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O prospecto passa para o meio do funil quando além de perceber que existe esse problema no mundo, ele também se torna uma problemática na sua vida. É então que ele começa a procurar soluções viáveis para solucioná-lo, incluindo o seu produto/serviço. É dever da empresa respeitar o momento dele de pesquisa, mas as ações de marketing devem estar voltadas para acelerar esse processo, além de identificar se ele é ou não o público alvo.
Os conteúdos voltados ao meio do funil devem ser ainda mais informativos, focando em que o cliente se aprofunde ao máximo no assunto para que perceba a urgência da solução – o seu produto/serviço. Uma boa ideia são as páginas de captura para que o consumidor forneça seus dados em troca de um e-book mais aprofundado, ou para receber newsletter exclusiva.
Foque mais no problema/solução do que na sua empresa.
Agora, é hora de convencer o seu futuro cliente de que a sua empresa é a melhor, tirando todas as dúvidas e relacionando a melhor solução com o nome da marca. A estratégia, nesse ponto, é a mais pessoal possível.
Dê exemplos reais de clientes da empresa, contando como eles melhoraram após adquirir a solução e fale de resultados possíveis, seja objetivo e persuasivo. O objetivo, nesta etapa mais fina do funil de vendas, é que o cliente se torne usuário ao concretar a compra.
Tenha um melhor conhecimento da sua equipe de vendas, reconhecendo todos os aspectos positivos e negativos e otimizando o processo de compra com o funil de vendas. É uma das ferramentas mais importantes do marketing!