Primeiramente, as hashtags (#) podem te tornar mais popular. Elas são tipo de “etiquetas” que dividem os conteúdos, incluindo categorias ou atualizações recentes.
Para você ter bons resultados com o seu perfil, é importante que você acompanhe diariamente as métricas do seu Instagram. Se estiverem abaixo do esperado mude as estratégias ao longo do tempo.
Mas será que realmente é possível ganhar seguidores nos Instagram?
A resposta é SIM! Com as hashtags é sim possível ganhar seguidores no Instagram. Com apenas um clique sobre as hashtags as pessoas poderão ter acesso a postagens.
Além de tornar um link clicável, as hashtags também geram tráfego, quando você publica um conteúdo ou foto com pelo menos uma hashtag ela promove em torno de 12% a mais para engajamento.
Muito legal não é?!
Quer saber como usar as hashtags para ganhar seguidores no Instagram? Então continue comigo para descobrir qual é a maneira correta de conseguir aumentar seus seguidores no Instagram. Veja a seguir:
Antes de tudo, no inicio o Instagram permitia que fosse adicionados até 30 hashtags nas legendas, o que ajudava a impulsionar o perfil para ganhar mais seguidores.
Havia possibilidade de usar 60 hashtags, desde que ao publicar a sua foto, adicionasse um pack de hashtags no primeiro comentário e em seguida um segundo pack a legenda.
Fazendo isso o perfil ganhava muitos seguidores, fazendo com que as hashtags se tornassem poderosas. Contudo, o Instagram começou a punir as contas que realizavam essas ações, fazendo com que os perfis fossem parar no Shadowban (uma sombra que o Insta joga em cima das contas ou perfis que fazem mau uso das hashtags).
O Shadowban, impede que os conteúdos sejam vistos por contas novas nas hashtags lançadas, no explorar e nas localizações.
O Instagram diz que não pune as contas, mas muitas contas veem seu perfil quase zerado, por conta do Shadowban.
“Então eu devo ou Não usar hashtags?”
Hashtags, ainda são poderosas ferramentas dentro do Instagram e fazem aumentar a audiência, porém, deve ser usada de maneira consciente e correta.
O primeiro passo, é escolher hashtags que estejam relacionados com o conteúdo que será postado e não escolher hashtags aleatórias, simplesmente porque tem volume nas publicações.
As hashtags funcionam basicamente como localizadoras de conteúdo e trazem benefícios para seu perfil, porém no Instagram as hashtags ( # ) ganham superpoderes!
Veja a seguir alguns benefícios de usar a hashtag como estratégia para aumentar seu engajamento.
“Mas como vou saber qual a hashtag certa usar?”
Para saber escolher as hashtags certas, você deve entender como elas funcionam. Quer descobrir como elas funcionam? Veja a seguir
Primeiramente, para que as hashtags funcionem você deverá usá-las da maneira certa, a seguir veja algumas dicas para você não errar na hora de escolher uma hashtag.
DICA 1: Escolha hashtags pequenas – com em torno de 10k publicações.
As hashtags pequenas são a sua melhor escolha!
Mas por que? Como assim? Dessa maneira não vou ter visibilidade!
Sim, essa é a melhor opção para uso de hashtags, por mais que o alcance seja para um público menor, a probabilidade de você alcançar um público mais qualificado é muito maior.
DICA 2: Evite usar as hashtags amplas – com em torno de 1M de publicações.
As hashtags mais amplas são difíceis de ranquear, e não é isso que você quer, certo?
Pela lógica, essa seria a melhor opção, porém, não é ! Se você quer que seu conteúdo tenha um alcance maior evite hashtags amplas.
Hashtags amplas, por terem um volume muito alto de publicações, vão fazer com que sua foto ou publicação suma em pouco tempo após serem publicadas. Em segundos sua publicação pode sumir, então fique ligado.
DICA 3: Hashtags médias – com em torno de 100K publicações
Uma boa opção de escolha para hashtags também são as hashtags médias, mas, o alcance é por curto prazo, geralmente nos primeiros minutos.
Se tudo correr como o esperado, nos primeiros minutos em que você publicar sua foto, as chances de ranquear com as hashtags médias são grandes, sendo uma boa opção para aumentar sua visibilidade.
DICA 4: Sempre escolha as hashtags que são relacionadas ao seu nicho.
DICA 5: Crie hashtags que sejam relacionadas a sua marca.
DICA 6: Faça uso de hashtags com a sua localização.
DICA 7: Sempre escolha as hashtags que são relacionadas ao seu conteúdo.
DICA 8: Não faça repetições de hashtags iguais em todas as suas fotos.
DICA 9: Como já mencionamos, sempre escolha as hashtags de acordo com o volume das publicações.
DICA 10: Sempre opte por utilizar de 5 a 15 hashtags nas suas publicações.
DICA 11: Uma boa dica para aumentar sua audiência é inserir pontos em bloco de notas antes da hashtag.
DICA 12: Faça uso de buscadores de hashtags para encontrar sugestões que estão relacionadas ao seus posts ( Rite Tag, Tagboard ou Postcron )
DICA 13: Inclua hashtags em inglês junto com as hashtags em português, dessa forma você vai ver qual hashtag vai te dar mais retorno.
Sempre que você publicar uma foto, curta, e comente nas hashtags que você adicionou na publicação, no mínimo 20 fotos por hashtag. Fazendo isso, muitas pessoas voltarão ao seu perfil para retribuir a gentileza, possibilitando ainda com que a pessoa comece a te seguir.
Interessante não é? Gentileza gera gentileza!
Quando se tem uma hashtag própria, você demonstra aos anunciantes que você tem uma comunidade engajada e forte no Instagram. Com isso as pessoas conhecem sua marca e consequentemente vão querer usar sua hashtag.
Uma boa dica para influenciar a sua audiência a fazer uso da sua hashtag é oferecer repost em seu perfil próprio.
A seguir separe algumas hashtags que foram mais usadas no último ano pelos brasileiros, veja:
#tbt
#amor
#brasil
#love
#instagood
Hoje você aprendeu sobre as vantagens e benefícios que as hashtags trazem. As hashtags são úteis não somente para trazer facilidade para seu perfil ser encontrado, como também para elevar o seu negócio.
Espero que tenha gostado, se tiver dúvidas ou sugestões deixe nos comentários. Até a próxima.