Como Cadastrar Produtos no Instagram [Passo a Passo]

como cadastrar produtos no instagram

Atualmente a maioria das pessoas já vê o Instagram como uma boa forma de praticar o empreendedorismo, e as grandes marcas vem aproveitando essa oportunidade para catalogar os seus produtos.

Com a chegada do Instagram Shopping, essas duas visões se tornaram possíveis.

Se você possui um produto ou um perfil de marca e deseja ganhar dinheiro na internet através desse recurso, está no lugar certo.

Hoje vou te mostrar através de um passo a passo como cadastrar produtos no Instagram e ganhar aquela renda extra.

Se você quer saber como cadastrar produtos no Instagram para ganhar uma renda extra, continue comigo para descobrir. Veja a seguir

Como funciona o recurso de loja no Instagram

Basicamente o recurso funciona com marcações de produtos nos posts e teve início em 2018, nos Estados Unidos.

As marcações, funcionam como uma etiqueta clicável, criando uma ligação entre a venda e os produtos, tanto físico quanto nas publicações disponibilizadas no Instagram.

Se você possui e-commerce, ainda tem a possibilidade de trabalhar com aquisições reais através do Instagram, de maneira orgânica através de implementação de tags no produto.

Onde usar o recurso de compra do Instagram

Este recurso está disponível para contas de negócio no Insta, através dele você pode marcar imagens publicadas no Feed, nos Stories, Reels e IGTV e disponibilizar uma aba para exibir o seu catálogo de produtos.

O recurso também disponibiliza um espaço no Explorar, onde seu produto poderá ser mostrado para outros usuários que não seguem a sua conta.

Para poder anunciar você vai precisar criar uma página no facebook e vincular a página com o sua conta do Instagram.

Habilitando o recurso

Inicialmente você deverá criar um perfil, ou se já tiver um perfil mude as configurações para uma conta comercial. Após transformar sua conta em comercial, configure uma loja no facebook, como já mencionei acima, os produtos precisam ser vinculados em uma loja do facebook.

Ele poderá ser gerenciado na opção GERENCIADOR DE NEGÓCIOS, por meio das plataformas BigCommerce ou Shopify, porém, também poderá ser gerenciado diretamente da sua página do Facebook.

Após fazer isso, a conta vai ficar em um período de análise, quando for aprovada vai estar disponível para o Shopping Instagram.

A seguir, confira um passo a passo para cadastrar os produtos na fanpage da sua loja. Veja:

Passo a passo para cadastrar produtos

PASSO 1 → Acesse configurações e depois clique em Editar Página;

PASSO 2 → Dentro do menu Editar página clique na opção Adicionar uma Guia, após adicionar uma guia clique em guias disponíveis e selecione a opção Loja;

PASSO 3 → Quando você finalizar o passo 2, você vai ser direcionado para a opção de Edição, verifique se a Loja vai estar disponível nas guias da sua página;

PASSO 4 →  Após fazer a verificação de guias disponíveis na sua loja, é a hora de configurar a sua loja. Vá até a página inicial e no canto esquerdo selecione a opção Loja;

PASSO 5 → Aceite os termos e políticas do Facebook para realizar venda  e concorde com os termos políticos de um vendedor;

PASSO 6 → No passo 6 você vai escolher a opção Finalizar a compra no seu site;

PASSO 7 →  Escolha a moeda para ser usado, nesse caso Real brasileiro;

PASSO 8 → No passo 8, você vai começar a adicionar seus produtos na sua loja, basta clicar na opção Adicionar produtos e selecionar os produtos que deseja vender.

É importante ressaltar que você deve adicionar um por um. Para cadastrar os seus produtos você deverá fornecer as seguintes informações:

→ IMAGEM;

→ VALOR;

→ DESCRIÇÃO;

→ ADICIONAR SE EXISTE ESTOQUE DO PRODUTO OU NÃO.

PASSO 9 →  Após adicionar as informações do produto, ele ficará em avaliação. Após a liberação, a ferramenta Compra no Instagram vai ficar disponível.

Agora que você já sabe o que precisa para ter uma loja devidamente configurada, vamos para a próxima etapa, a marcação de produtos no Instagram. Confira a seguir.

Como marcar meus produtos no Instagram

Para te mostrar como é feita a marcação de produtos no Instagram, fiz um passo a passo. Veja:

PASSO 1 → Ative a opção de compras: Quando seu perfil estiver aprovado pela plataforma, você receberá uma notificação para compras, basta você clicar em Começar e em seguida Continuar.

→ O processo para aprovação de perfil pode levar em torno de 48 horas e até duas semanas para ser totalmente liberado.

PASSO 2 → Vincule o seu catálogo ao Instagram: Na janela seguinte ficarão disponíveis todos os catálogos de produtos que já foram adicionados na loja do Facebook, basta você vincular a conta ao seu perfil do Instagram.

PASSO 3 → Faça a marcação dos preços nos produtos: Após vincular as contas, quando você postar fotos vai aparecer a opção para Marcar produtos e abaixo Marcar Pessoas. Após clicar em marcar produtos vai aparecer uma mensagem no produto cadastrado.

Assim que você concluir a marcação, seu produto será exibido na loja do Instagram e na foto marcada vai ficar disponível o ícone de sacolinha, que fica localizada no canto esquerdo inferior. Quando clicar na imagem será possível visualizar as tags marcadas no produto.

→ Se a aba Compras não aparecer no topo do seu perfil, você terá a opção de acessar as configurações de negócios e ativar a marcação.

Ativando a marcação de produtos

A seguir elaborei mais um passo a passo para te ensinar como liberar a marcação de produtos para poder tagear eles. Confira:

PASSO 1 → Clique  em https://www.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2018/04/ícone.png para acessar o seu perfil;

PASSO 2 → Clique em Começar na parte superior do seu perfil;

PASSO 3 → Se não aparecer o alerta na imagem acima, toque em https://www.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Configuração.png (configurações);

PASSO 4 → Clique em Compras;

PASSO 5 → Clique em Continuar;

PASSO 6 → Selecione qual catálogo de produtos quer conectar ao seu perfil comercial;

PASSO 7 → Clique em Concluir e finalize

Marcação de produtos nas suas publicações

PASSO 1 → Selecione uma foto e adicione uma legenda, efeitos e filtros;

PASSO 2 → Clique nos produtos que você deseja marcar na foto;

PASSO 3 → Digite os nomes dos produtos que você quer marcar e selecione quando aparecer na caixa de pesquisa;

PASSO 4 → Clique em Concluir;

PASSO 5 → Clique em Compartilhar.

Concluindo

Com o recurso de vendas pelo Instagram, sua estratégia para divulgação de produtos digitais traz  praticidade e rapidez para suas vendas e negócios online. O processo requer dedicação e tempo, porém, vale a pena, principalmente por ser uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet.

Hoje você aprendeu como cadastrar produtos no Instagram e o que antes precisava de cinco, seis, sete abas abertas no navegador, agora só precisa de alguns cliques através desse recurso para compra e venda.

Espero que tenha gostado das informações, se tiver dúvidas ou sugestões deixe nos comentários. Até a próxima!

Leave a Comment: