Falar de SEO para startup é algo difícil, considerando que muitos empreendedores sequer sabem a respeito do assunto, pois seu foco está em conseguir um investidor para o seu negócio.
E é exatamente por esse motivo, que os empreendedores devem ter mais atenção em desenvolver um site com uma agência que possa lhe trazer resultados orgânicos, pois mesmo que os mesmos já possuam o investidor, fazer o SEO para a sua startup é fundamental, ou seja, o projeto continuará atraindo mais pessoas interessadas.
A otimização dos mecanismos de busca é difícil para qualquer negócio, mas você quando pensou no seu negócio também teve um grande desafio em suas mãos com a startup. Todo começo é difícil, não basta ter uma excelente ideia.
Você precisa aparecer rapidamente, colocar o projeto em movimento e começar a construir trafego antes que os seus fundos limitados sejam esgotados.
É provavelmente por isso que muitas startups têm começado a usar o SEO, na esperança de cortar alguns caminhos e acelerar a busca por rankings. Todo negócio precisa ser visto.
Contudo, o seu site não pode ser de qualquer jeito. Chega de pensar no seu sobrinho para fazer o site da sua startup. E vou lhe dar uma justificativa bem plausível para isso.
O Google tem penalizado os sites com baixa qualidade, não indexando suas páginas, deixando-os as moscas na rede. E caso você não tenha recurso financeiro para fazer uma campanha para atrair tráfego, realmente você terá um problema.
Vou abordar abaixo, alguns assuntos que considero pertinente ao tema, para que você se informe mais ainda. Continue a leitura.
Aqui está uma visão do que vou falar:
- O que torna o lançamento do SEO diferente do SEO convencional?
- O que os mecanismos de pesquisa querem?
O que torna o SEO inicial diferente das regras de SEO convencional?
Absolutamente nada (exceto a escala do problema).
O Google não se importa se você é uma startup nova, uma grande instituição financeira ou a menor loja online – o que chama a atenção do Google, e ele se preocupa, é conectar pessoas com conteúdo correspondente para cada consulta de pesquisa.
Os requisitos para a campanha de SEO, são exatamente os mesmos usados pelas maiores marcas e motores de busca. Eles querem ver de você a mesma coisa que qualquer outro tipo de negócio.
O que distingue a maioria das startups é a escala de tarefas e o orçamento.
Para muitas empresas iniciantes, isso significa fazer otimização do orçamento para o negócio, considerando que ainda é uma pequena empresa e que está conectado a vários outros compromissos.
O problema é que o Google não aceita compensações quando se trata de otimização de busca, e você precisa determinar os pontos principais.
A boa notícia é que quanto mais cedo você começar, mais rápido você “será capaz de construir uma estratégia de SEO independente e aparecer”.
Fazer um curso de SEO pode ser um bom caminho para você entender tudo sobre conseguir resultados vindos de busca orgânica no Google.
O que os mecanismos de pesquisa querem?
Como mencionado, o Google não se preocupa qual é o seu negócio ou quais são seus objetivos de marketing. Os motores de busca têm a sua própria agenda, e quando se trata de SEO, se dedicam a atribuir pontos em páginas que fornecem o seguinte:
- Conteúdo de qualidade: Isso significa conteúdo relevante, exclusivo e útil que fornece respostas para os usuários, quando os mesmos pesquisam na consulta.
- Excelente interface de usuário: Seu site é uma extensão de pesquisas, e o Google quer ver uma excelente interface nas suas páginas.
- Participação: Qualidade de conteúdo e excelente retenção. O site deve reter os usuários em suas páginas para interagir com seu conteúdo. Isso é exatamente o que os mecanismos de busca querem ver.
- Otimização: Todos os fundamentos da otimização, que facilitam a busca de páginas nos mecanismos de busca e usuários.
Na verdade, você precisa criar um ótimo conteúdo e experiência, cobrindo os principais meios técnicos de otimização – que os mecanismos de pesquisa e os usuários desejam ver de você.
Creio que até aqui você já tenha se convencido o quanto é fundamental ter um site bem feito, bem planejado, com foco no seu público.
Se você está convencido disso, analise seriamente conhecer uma agência digital que possa resolver o seu problema. Eu tenho um parceiro de negócios que realiza muito bem esse trabalho. Conte com quem sabe se posicionar perante o Google.
Se quiser saber mais, eles criam websites para empresas como a sua. Segue o link: http://querosites.com.br/
Como os mecanismos de pesquisa medem essas coisas?
Como os buscadores medem tantas variáveis? É difícil enumerar todas elas. Algumas nós sabemos, mas não temos certeza pois o algoritmo do Google está em constante mudança e adaptações.
Segundo Andrei Lipatsev, estrategista sênior de busca do Google, existem três componentes principais que o Google acompanha:
Palavras-chave
Uma das mudanças mais significativas no algoritmo do Google ao longo dos anos tem sido o uso de palavras-chave para combinar conteúdo relevante com consultas.
As correspondências simples de consultas de pesquisa para palavras-chave em suas páginas estão sendo analisadas pelo algoritmo do Google. Ele tem aprendido com você ao longo do tempo. Ele tem usado a semântica para analisar as páginas.
Links
O Google sempre acompanhou os links dos sites, eles continuam sendo um dos três principais fatores de análise.
O conteúdo que ganhar muitos links de fontes confiáveis, provavelmente deve ter um conteúdo atrativo e de alta qualidade. E o que vale é a qualidade dos links que você ganha e não a quantidade.
Sinais de interação
O Google usa uma combinação de sinais para ter uma ideia de como está a experiência do usuário em suas páginas.
Se você quer saber se o seu conteúdo é atraente, você pode ver as taxas de rejeição, o tempo médio nas páginas e o número de páginas visitadas por sessão para ter uma ideia.
Conclusão
Como relatei ao longo desse artigo, não é tão simples falar de SEO para startup, mas o objetivo principal que o empreendedor deve entender, é da importância em ter um site bonito, responsivo, e que seja uma porta de entrada para investidores, clientes e para os motores de busca como o Google.